Você está visualizando atualmente FIDA e BID no Brasil lançam projeto conjunto para melhorar a vida de 210 mil pessoas da zona rural do Piauí

Enviado por BID

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola da ONU e o Banco Interamericano de Desenvolvimento lançaram, em parceria com o governo do Piauí, programa conjunto para melhorar a segurança alimentar e nutricional em uma das regiões mais vulneráveis do Brasil.

Com um orçamento total de US$ 147,5 milhões, o programa Piauí Sustentável e Inclusivo apoiará 210.000 pessoas na região do semiárido do estado.

O investimento visa promover o desenvolvimento rural sustentável, abordando questões estruturais como escassez de água, degradação ambiental, falta de saneamento em comunidades rurais, baixa produtividade agrícola e vulnerabilidade dos pequenos agricultores à mudança climática.

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da ONU e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) uniram forças para aumentar a renda dos pequenos agricultores e melhorar a segurança alimentar e nutricional nas bacias do Piauí-Canindé, atingindo 210.000 pessoas da zona rural do Piauí, uma das regiões mais vulneráveis do Brasil.

O novo projeto de financiamento conjunto, Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), foi lançado recentemente em parceria com o governo do Piauí e também melhorará o acesso a serviços básicos, incluindo água e saneamento, e apoiará as comunidades rurais a se adaptarem à mudança climática.

O FIDA concederá um empréstimo de US$ 18 milhões; o BID, um empréstimo de US$ 100 milhões; e o estado do Piauí contribuirá com US$ 29,5 milhões, totalizando um orçamento global de US$ 147,5 milhões.

A diretora regional do FIDA para a América Latina e Caribe, Rossana Polastri, destacou que este é o primeiro projeto financiado conjuntamente entre o FIDA e o BID no Brasil:

“A parceria com o BID permite que o FIDA intensifique os investimentos em recuperação ambiental, nutrição saudável e soluções digitais, ao mesmo tempo em que amplia nossas operações em água e saneamento, de acordo com nosso objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável das famílias rurais em uma das regiões mais vulneráveis do Brasil”.

O representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, expressou sua “satisfação com o início do projeto e ressaltou a importância do foco em populações vulneráveis, em particular mulheres, jovens e comunidades quilombolas“.  Ele acrescentou:

“BID está fortemente comprometido com a melhoria da produção agrícola dessas comunidades, assim como o acesso a alimentos e o desenvolvimento da capacidade de adaptação à mudança climática”

Uma parte significativa do território do Piauí está localizada no Sertão, a região semiárida do nordeste do Brasil, que abriga a maioria dos pequenos agricultores do país. Historicamente, a área tem sido o maior bolsão de pobreza rural da América Latina. Atualmente, 3 milhões de pessoas vivem em extrema pobreza no Sertão, das quais quase metade vive em áreas rurais.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, explicou:

“O novo projeto ampliará uma intervenção anterior bem-sucedida que impactou positivamente o bem-estar de milhares de famílias na região semiárida do estado. O investimento melhorará a situação das famílias mais vulneráveis em áreas rurais remotas que registram o menor índice de desenvolvimento humano, com foco especial nas mulheres e nas comunidades tradicionais”. O investimento conjunto visa promover o desenvolvimento rural sustentável, abordando questões estruturais como escassez de água, degradação ambiental, falta de saneamento em comunidades rurais, baixa produtividade agrícola e vulnerabilidade dos pequenos agricultores às mudanças climáticas.
As operações se basearão na experiência e na parceria de investimento de longa data do FIDA com os governos estaduais do nordeste do Brasil e com os pequenos produtores e as comunidades rurais locais.
O FIDA espera expandir a parceria com o BID no Brasil e em toda a região para aumentar o alcance e o impacto na redução da pobreza, na produção e na comercialização.

FONTE: https://ambientedomeio.com/2024/02/03/fida-e-bid-no-brasil-lancam-projeto-conjunto-para-melhorar-a-vida-de-210-mil-pessoas-da-zona-rural-do-piaui/