No momento, você está visualizando Seplan reúne comitê gestor para alinhar estratégias do programa Piauí Sustentável e Inclusivo em 2025

Seplan reúne comitê gestor para alinhar estratégias do programa Piauí Sustentável e Inclusivo em 2025

A Secretaria do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Cooperação Técnico-Financeira (Sutef), realizou, nesta terça-feira (25), uma reunião com o Comitê Gestor do Programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI). O principal objetivo da reunião foi alinhar o planejamento do projeto para os próximos seis meses, com ênfase nas metas, orçamento e ajustes necessários, garantindo o bom andamento das ações de curto e médio prazo.

O encontro no auditório da Seplan, contou com a participação do secretário Fabio Abreu, da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada); Rejane Tavares, secretária da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Piauí (Saf); de Daniel Oliveira, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); do superintendente James Sousa, da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz); do ouvidor Raimundo Dutra da Ouvidoria Geral do Estado; o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante; e alguns diretores e superintendentes do governo.

O Secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destacou a importância do encontro para fortalecer a parceria entre os diversos órgãos envolvidos e reforçar os objetivos do PSI. “Este é um programa que visa transformar a vida de milhares de famílias piauienses, oferecendo melhores condições de vida, acesso a serviços essenciais e contribuindo para a preservação de nosso meio ambiente. Estamos trabalhando com muito empenho para que, ao final dos próximos seis anos, possamos olhar para trás e ver os frutos de todo esse esforço coletivo”, afirmou. “As reuniões com os gestores das pastas são fundamentais para que possamos realizar ajustes necessários, compartilhar boas práticas e garantir que o projeto se concretize de forma eficaz”, concluiu o gestor.

O PSI, um projeto financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), visa promover a segurança hídrica, sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento socioeconômico nas regiões da Bacia dos Rios Piauí e Canindé. Por meio de ações estratégicas, o programa tem como meta beneficiar diretamente 60.000 famílias no estado, melhorando o acesso a serviços essenciais como água potável e saneamento rural, além de promover a segurança alimentar e a adaptação às mudanças climáticas. A reunião foi uma oportunidade para discutir o andamento do projeto, reforçar o compromisso com o sucesso do programa e realizar ajustes nas metas físicas e financeiras, levando em consideração as demandas locais.

Resultados apresentados

Durante o encontro, foram apresentados os resultados alcançados até o momento, como a realização de chamadas públicas para os Planos de Adaptação Produtiva (PAPs), regularização fundiária e ambiental. Também foram discutidos os desafios e avanços de cada componente do programa, com destaque para o atendimento de 8.080 famílias em 78 municípios, focando na inclusão de mulheres, jovens e Povos e Comunidades Tradicionais (PCT). O programa já apresenta consideráveis avanços em infraestrutura e desenvolvimento social, com projetos de cisternas, passagens molhadas, regularização fundiária e ações de recuperação ambiental em andamento.

Para o diretor geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, a integração do programa é essencial para o sucesso das ações. “Nos comprometemos com os bancos a observar a integração entre as atividades, os componentes e os órgãos. No Interpi, temos uma plataforma de transparência que fornece informações tanto sobre as estatísticas espaciais de assentamentos quanto sobre territórios de comunidades tradicionais. Acredito que essa plataforma pode ser fundamental para melhorar o planejamento, as rotas e as prioridades do projeto, além de ajudar a identificar quais assentamentos têm mais pessoas, mulheres e até quais territórios quilombolas são mais carentes”, disse Rodrigo.

O encontro reafirmou o compromisso do Governo do Piauí em implementar ações que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social das comunidades rurais, com melhorias nas áreas essenciais de saúde, educação, infraestrutura e preservação ambiental.