No momento, você está visualizando Interpi recebe representantes de organização internacional em missão para troca de experiências sobre regularização fundiária

Interpi recebe representantes de organização internacional em missão para troca de experiências sobre regularização fundiária

  • Autor do post:ASCOM
  • Categoria do post:INTERPI

O reconhecimento internacional reforça o papel estratégico da política fundiária adotada no Piauí.

O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) recebeu, nesta semana, a visita de Javiera Flores e Juan Moreno, representantes da Procasur, organização internacional sediada no Chile, especializada na sistematização e ampliação de inovações locais voltadas ao combate à pobreza rural.

A vinda da missão ao Piauí ocorreu após o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) indicar a experiência do Interpi em regularização fundiária como um modelo de eficiência e impacto social, reconhecendo os avanços obtidos pelo estado na garantia do acesso à terra como política estruturante de desenvolvimento rural.

Foto: Letícia Mendes

Como parte da agenda, nessa terça-feira (27), os consultores da Procasur visitaram o Quilombo Mimbó, localizado no município de Amarante. Considerada uma das comunidades quilombolas mais antigas e preservadas do Brasil, o Mimbó possui mais de 200 anos de história. Atualmente, o quilombo reúne cerca de 600 habitantes e foi a primeira comunidade quilombola a ser regularizada na atual gestão estadual, tornando-se um marco da política fundiária conduzida pelo Governo do Piauí e pelo Interpi

Foto: Letícia Mendes

Para o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, o reconhecimento internacional reforça o papel estratégico da política fundiária adotada no estado. “A regularização fundiária não é um fim em si mesma. Ela é a base para garantir dignidade, segurança jurídica e acesso a outras políticas públicas. Quando um território é reconhecido, abre-se o caminho para o crédito, para o investimento produtivo e para o desenvolvimento social”, afirmou.

Foto: Letícia Mendes

Com mais de 30 anos de atuação como consultor em países da América Latina, Caribe e África, Juan Moreno destacou que a experiência piauiense dialoga com uma visão contemporânea do desenvolvimento rural. “Durante muito tempo, a regularização da terra não foi tratada como um tema central. Hoje, sabemos que a política pública precisa assegurar acesso a recursos. Não basta garantir a terra; é fundamental criar condições para que as famílias tenham acesso ao crédito e possam transformar esse direito em oportunidades reais. Viemos ao Brasil para aprender com a experiência do Interpi e levar esse conhecimento para outros países, a partir de soluções que já demonstraram resultados concretos no território”, pontuou.

Foto: Letícia Mendes

Segundo Moreno, a atuação da Procasur parte da lógica de aprender a partir de soluções que já demonstraram resultados concretos. “Buscamos experiências que funcionam no território, como a do Piauí, para que esse conhecimento possa ser compartilhado e adaptado em outros contextos ao redor do mundo”, concluiu.

Foto: Letícia Mendes