Encontro de dois dias reuniu técnicos do projeto em Teresina para alinhamento de ações.
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) concluiu, nesta terça (25), as oficinas de nivelamento para a implantação de assistência técnica voltada às famílias beneficiárias do projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI).
O evento, que ocorreu na Casa dos Movimentos Sociais, na zona Norte de Teresina, reuniu equipes técnicas e consultores atuantes nos territórios com o objetivo de alinhar metodologias para as orientações técnicas para os planos de adaptação produtiva que serão executados.

De acordo com Jairo Chagas Júnior, superintendente de Projetos Territoriais do Semiárido da SAF, o nivelamento é essencial para garantir que a equipe compreenda como será desenvolvida a assistência técnica dentro do PSI.
“São dois dias de troca de saberes e experiências, que nos permitirão atuar com mais segurança e proporcionar ao agricultor familiar um modo de produção mais sustentável, adequado ao semiárido e adaptado às mudanças climáticas”, destacou Jairo Chagas.

Foto: Geirlys Silva / SAF
O encontro traz discussões que abrangem desde o processo de organização das ações até temas como as salvaguardas, a focalização de mulheres, jovens e povos de comunidades tradicionais, além da produção sustentável e da adoção de tecnologias de convivência com o semiárido.
A consultora generalista do Território Serra da Capivara, Luana Amorim, também ressaltou a relevância do momento formativo. Segundo ela, o nivelamento amplia conhecimentos e fortalece o trabalho desenvolvido nos territórios.
“Estamos aqui buscando mais aprendizado para levar às nossas comunidades e associações, prestando assessoria técnica e jurídica de forma eficaz, contribuindo para transformações significativas”, afirmou.

Foto: Geirlys Silva / SAF