Você está visualizando atualmente Brasil: Projeto conjunto entre FIDA e BID é lançado no Piauí para impulsionar a segurança alimentar

Brasil: Projeto conjunto entre FIDA e BID é lançado no Piauí para impulsionar a segurança alimentar

O projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI) foi lançado em Teresina, Piauí, no dia 18 de março. O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações Unidas (ONU) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) uniram forças para aumentar a renda dos pequenos agricultores e melhorar a segurança alimentar e nutricional, nas bacias do Piauí-Canindé, atingindo 210 mil pessoas nas áreas rurais.

A missão de arranque do projeto acontecerá de 18 a 21 de março, com o desenvolvimento de diversas atividades, como seleção de comunidades e supervisão e avaliação. Lançado em conjunto com o governo do Piauí, o PSI também melhorará o acesso aos serviços básicos, incluindo água e saneamento, e ajudará as comunidades rurais a se adaptarem às mudanças climáticas.

O financiamento total do projeto é de 147,5 milhões de dólares ou aproximadamente R$ 750 milhões de reais cofinanciados pelo FIDA com um empréstimo de 18 milhões de dólares; o BID, com um empréstimo de 100 milhões de dólares; e o estado do Piauí com com contrapartida de 29,5 milhões de dólares.

A iniciativa ampliará o impacto positivo do projeto Viva o Semiárido (PVSA), que foi financiada pelo FIDA e implementado entre 2013 a 2022, que repercutiu positivamente no bem-estar de milhares de famílias na região semiárida do estado.

O Piauí faz parte do Sertão, região semiárida do Nordeste do Brasil, onde vive a maior parte dos pequenos agricultores do país.

Historicamente, a área tem sido o maior bolsão de pobreza rural na América Latina. Hoje, 3 milhões de pessoas vivem em extrema pobreza no Sertão, das quais quase metade vive em áreas rurais.

O investimento conjunto visa promover o desenvolvimento rural sustentável, abordando problemas estruturais como a escassez de água, a degradação ambiental, a falta de saneamento nas comunidades rurais, a baixa produtividade agrícola e a vulnerabilidade dos pequenos agricultores às alterações climáticas.

Após o êxito no Piauí, o FIDA e o BID agora estão reforçando sua parceria para projetos na Bahia e na Paraíba ampliando sua ação no nordeste. 

FONTE: https://lac-conocimientos-sstc.ifad.org/pt/w/brasil-projeto-conjunto-entre-fida-e-bid-%C3%A9-lan%C3%A7ado-no-piau%C3%AD-para-impulsionar-a-seguran%C3%A7a-alimentar

Deixe um comentário